Invisalign teen: perfeito para pacientes adolescentes
Já ouviu falar em Invisalign Teen? O tratamento ortodôntico de adolescentes com aparelhos fixos convencionais, por vezes, é desafiador para paciente e profissional. Entre os motivos estão dificuldades com a disciplina de higienização e cuidados com a manutenção dos aparelhos.
É por isso que a opção pelos alinhadores transparentes tem sido cada vez mais frequente. São várias as vantagens de escolher um sistema que permite a remoção do “aparelho” para a prática de esportes, alimentação e higienização da boca. Para pacientes adolescentes, esses diferenciais são ainda mais fortes.

Disciplina de higiene bucal X rotina do adolescente

Com raras exceções, adolescentes diariamente passam várias horas fora de casa, inclusive nos finais de semana. E, no tempo em que estão na escola, nas atividades extracurriculares ou curtindo os amigos, dificilmente os jovens conseguem controlar hábitos alimentares e de higiene bucal.
Ainda que seja um adolescente consciente da importância da escovação após refeições, é praticamente impossível pensar que um jovem carregue na mochila o fio dental, passa-fio, escovas ortodôntica e interdental, além de outros “apetrechos”.
E, durante o tratamento com o aparelho fixo, o cuidado adequado com a higienização é item de primeira importância. Descuidar por um dia ou outro é algo aceitável durante o tratamento. Mas adolescentes não têm rotina de disciplina, porque estão em fase de descoberta e aprendizado.
Os alinhadores Invisalign podem ser removidos, o que facilita bastante o cuidado com a higienização da boca e do “aparelho”, sem prejudicar o tempo de uso necessário para a evolução do tratamento. Além disso, o fato de não haver barreiras para a limpeza correta dos dentes dificulta o acúmulo de resíduos entre os dentes e no entorno das peças, que – especialmente nos pacientes adolescentes – resulta em danos como manchas, cáries e formação de tártaro de difícil remoção.

Restrições alimentares X rotina do adolescente

Além da questão da higiene, as restrições na alimentação são outro problema para o tratamento dos adolescentes com aparelhos fixos. O consumo de balas, chicletes e alimentos duros como uma simples maçã ou a pipoca no cinema é mais frequente na adolescência. E como banir esse itens nessa fase da vida? É possível orientar, mas, na prática, o mais provável é que o paciente vá, com certa frequência, arriscar fazer o que pode resultar em um braquete quebrado ou um fio deslocado do aparelho.
O descuido com a preservação da estrutura do aparelho representa visitas extras ao consultório para manutenção e um tempo maior de tratamento. Além disso, se os danos foram frequentes demais, o resultado de todo o processo pode ser até mesmo a desistência do tratamento.

Desconforto X rotina do adolescente

O tratamento com Invisalign Teen é mais preciso e confortável do que o feito com aparelhos convencionais. Os alinhadores feitos com o material SmartTrack são cortados exatamente à medida da linha gengival do paciente para um melhor encaixe e são fáceis de colocar e retirar.
Além disso, também menos dolorosos para os adolescentes do que os aparelhos de metal. E isso foi comprovado por pesquisa feita pela Align Technology com 149 adolescentes em tratamento ortodôntico. Foi usada uma escala de dor entre 1-9, em que 1 é o extremamente doloroso e o 9 é nada doloroso. Para os pacientes com aparelhos metálicos, a média da classificação da dor ficou em 6,1. Pacientes também adolescentes que usam o Invisalign classificaram o desconforto com média de 5,1.
A tolerância à dor difere de indivíduo para indivíduo. Mas, com raras exceções, adolescentes têm baixa resistência ao desconforto. A dor durante o tratamento é bastante desistimulante para alguns pacientes adolescentes. Isso porque o desconforto, por vezes, prejudica a rotina de sono e estudos. Além disso, a sensibilidade nos dentes restringe a alimentação sólida, o que não é bom para a saúde de jovens ainda em crescimento.

Mais alguns diferenciais do Invisalign Teen

O Invisalign Teen tem ainda alguns diferenciais pensados para os pacientes adolescentes. Os alinhadores feitos para essa etapa têm indicadores de desgaste, que passam de azul para transparente com o tempo de uso. Esses indicadores servem para que os responsáveis acompanhem a frequência de uso dos alinhadores, garantindo que a evolução do tratamento aconteça dentro do planejamento.
Além disso, os alinhadores feitos para adolescentes têm características especiais concebidas para compensar a erupção de dentes novos. Por fim, o tratamento com Invisalign Teen inclui seis alinhadores de substituição gratuitos, para o caso de perda ou extravio (sim, adolescentes perdem aparelhos ortodônticos… rs)
Rosalvo Amaral Júnior =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *