Invisalign: mitos e verdades sobre os alinhadores - Cenpreorto Curitiba

O Invisalign certamente é a opção de tratamento ortodôntico da atualidade que usa a melhor tecnologia e oferece os melhores resultados. Mas, inicialmente associado ao público adulto e aos tratamentos mais “simples”esse sistema evolui rapidamente.

Por isso, o artigo pretende sanar algumas das perguntas mais frequentes no consultório. E esclarecer alguns “mitos” e “verdades” para ajudar quem está em busca de tratamento ortodôntico de ponta. Leia e, se sua dúvida não estiver no texto, envie a pergunta para que possamos responder aqui no blog!

Quem tem implante pode usar Invisalign

VERDADE

Pacientes com implantes dentários podem fazer a correção com Invisalign com segurança. Com base no exame digital detalhado, feito com scanner intraoral no início do tratamento, o ortodontista pode adequar o tratamento para que não haja movimento nos dentes com prótese/implante. Com isso, os alinhadores são confeccionados de forma que estruturas que não podem sofrer movimentação durante o tratamento sejam preservadas.

Depois da conclusão do tratamento, é preciso usar contenção

VERDADE

Terminado o tratamento com Invisalign, é preciso fazer uso de contenções, assim como ocorre nos tratamentos com aparelhos ortodônticos convencionais. Isso garante a estabilização da arcada, evitando o retorno do mau posicionamento dos dentes. O tempo de uso varia de caso a caso. A Align, marca fabricante do Invisalign, oferece um modelo de contenções transparentes (Vivera), feitas com tecnologia semelhante à dos alinhadores.

O tratamento com alinhadores é mais rápido

VERDADE

Se usados adequadamente, pelo número de horas indicado pelo Ortodontista, os alinhadores são capazes de “encurtar” tratamentos ortodônticos em até metade do tempo, na comparação com a Ortodontia convencional. Entre os motivos do tratamento com Invisalign ser mais rápido estão o planejamento digital de todo o tratamento, a menor necessidade de manutenção e a facilidade no uso dos alinhadores.

O Invisalign só é indicado para adultos

MITO

Embora os alinhadores transparentes sejam um sucesso entre pacientes adultos, por serem discretos e confortáveis, o sistema Invisalign pode ser usado desde a infância. O tratamento ortodôntico com Invisalign First é voltado para crianças a partir de seis anos de idade. Para os adolescentes, há uma linha de alinhadores chamada Invisalign Teen, adequada para essa etapa da vida.

Alinhadores só servem para correções simples

MITO

O sistema Invisalign permite tratamentos dos casos mais simples aos mais complexos. Há uma infinidade de casos tratáveis com esses alinhadores transparentes. O Invisalign é indicado até mesmo para correção de maloclusão vertical. Entre os problemas complexos que podem ser tratados com Invisalign estão mordida cruzada, mordida aberta e mordida profunda, por exemplo.

Alinhadores são mais higiênicos que aparelhos metálicos

VERDADE

Como são removíveis, os alinhadores Invisalign não impedem a perfeita limpeza de dentes e gengivas, incluindo o uso correto do fio dental, sem a necessidade de “apetrechos” como “passa fio” ou escovas especiais. O cuidado essencial é fazer a limpeza dos alinhadores sempre que remover os mesmos da boca. A escovação deve ser feita com água corrente e pasta não abrasiva, de forma firme, porém suave.

Com o tempo, o alinhador amarela

MITO

Os alinhadores Invisalign são confeccionados com um material de alta qualidade, que preserva a transparência durante o período de uso. Como a troca de alinhadores é feita com frequência inferior a duas semanas, não há chances de que os alinhadores fiquem amarelos pelo tempo de uso. Mas se o paciente descumpre a orientação de não consumir bebidas e alimentos com os alinhadores na boca, é possível que café ou vinho, por exemplo, provoquem manchas.

Os alinhadores são inquebráveis

MITO

Os alinhadores Invisalign são bastante resistentes, mas não são inquebráveis. É  fato que a frequência de “acidentes” com os alinhadores é bem menor do que a registrada com o uso de aparelhos ortodônticos convencionais. Braquetes e outras estruturas metálicas são mais suscetíveis a quebras, especialmente porque esses aparelhos são fixos e, portanto, não podem ser removidos para comer. No caso dos alinhadores, a recomendação é sempre remover para a alimentação. O ortodontista via orientar a maneira adequada para remover o alinhador para evitar fraturas. Em caso de quebra, os alinhadores são substituídos.

Não é recomendável dormir com os alinhadores

MITO

O sucesso do tratamento com Invisalign depende do tempo de uso dos alinhadores. E o recomendável é dormir todas as noites com eles, para que seja possível fazer o uso dos mesmos por mais de 20 horas diárias. Não há qualquer risco no uso do Invisalign durante o sono e essa rotina garante a eficiência do tratamento e o cumprimento do cronograma inicial, feito no planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *