Invisalign: 15 motivos para escolher o "aparelho invisível"

Invisalign: 15 motivos para escolher o “aparelho invisível”

O sistema de alinhadores transparentes Invisalign completou duas décadas. E, atualmente, é possível afirmar que o tal “aparelho invisível” está consolidado como uma espécie de Nova Ortodontia.

Nesses 20 anos, os tratamentos com Invisalign ficaram mais acessíveis estão se popularizando no Brasil, principalmente por conta do custo benefício para os pacientes. Isso porque essa tecnologia proporciona mais conforto desde o diagnóstico até o fim do tratamento. Além disso, permite resultados melhores e em menor tempo do que os da Ortodontia convencional. Ou seja: o investimento compensa.

Com mais de duas décadas de experiência profissional na Ortodontia, sempre procurei estar atualizado, para oferecer o que há de melhor no atendimento aos pacientes. Algumas novidades ditaram a evolução da Ortodontia até o fim de década de 90. Mas o Invisalign surgiu como uma quebra de paradigma (em um próximo artigo explico melhor esse conceito).

Bem, por considerar que essa tecnologia, pouco a pouco, vai substituir a Ortodontia convencional, quero compartilhar algumas informações sobre o tratamento com Invisalign aqui no blog. Para começar, uma lista de razões pelas quais o Invisalign é atualmente a opção mais atrativa para tratamentos ortodônticos. Vamos lá?

1. Dispensa o uso molde tradicional

Com o uso de um scanner intraoral compatível com os sofwares usados no planejamento dos tratamentos (iTero), o diagnóstico dispensa o uso dos moldes tradicionais. Esse equipamento dá o panorama completo do posicionamento dos dentes, formato da boca e gengivas, estrutura óssea e articular do paciente. E o exame pode ser feito no próprio consultório.

2. Diagnóstico e planejamento rápidos

Além do conforto de fazer o exame sem os moldes, o scanner iTero permite fazer o diagnóstico de forma quase imediata. Bastam alguns minutos. Em seguida, os dados são transmitidos para o software onde é feito o planejamento do tratamento com os alinhadores. O ortodontista faz os ajustes finos dos movimentos necessários para alcançar os resultados desejados e pronto: o plano está pronto e acessível para o paciente.

3. Você pode ver como será o resultado

Além de acompanhar o planejamento, a tecnologia do sistema Invisalign permite visualizar a progressão do tratamento na tela do computador. Em 3D, o paciente pode ver a simulação do tratamento já na primeira consulta. E, depois do plano de tratamento pronto, acompanhar a projeção dos movimentos quer serão provocados pelos alinhadores e o resultado.

4. É feito sob medida

Depois de finalizado o plano digital do tratamento, os dados são enviados e os alinhadores personalizados são confeccionados com o processo de impressão de ponta. Com a impressora 3D, os alinhadores são feitos para o perfeito encaixe nos dentes e gengivas. Casa um é cortado individualmente.

5. É discreto: quase invisível

Os alinhadores Invisalign são transparentes e muito discretos. Não é exagero: é praticamente imperceptível que o paciente está usando o “aparelho”. É por isso que esses alinhadores foram apelidados de “aparelhos invisíveis”. O Invisalign é perfeito para pacientes que têm a preocupação com a questão estética durante o tratamento ortodôntico.

6. Permite a higiene perfeita da boca

Como os alinhadores são removíveis, não há limitações na hora de fazer a escovação dos dentes e gengivas. Nada de escovas especiais para limpar os dentes entre as peças. Além disso, não há o incoveniente de ter de usar “passadores” para usar o fio dental.

7. Sem fios e braquetes

O tratamento com os alinhadores tem ainda a vantagem para o paciente de não ter braquetes ou coroas colados nos dentes. Com muito mais conforto, a opção pelo Invisalign elimina uma série de incovenientes de ter o material metálico ou em cerâmica permanentemente na boca.

8. Menos desconforto durante o tratamento

Em primeiro lugar, o fato de não haver braquetes e fios metálicos, faz com que o Invisalign seja uma opção bem mais confortável. Problemas como o desconforto a cada ajuste do aparelho (dor e sensibilidade), além das lesões causadas pelo contato ou pressão das peças na boca, são mínimos.

9. Não restringe hábitos alimentares

Fazendo o tratamento com alinhadores Invisalign, os pacientes ficam livres das limitações ou restrições que os aparelhos convencionais causam na questão da alimentação. Não há risco de perder uma peça ou bráquete ao morder uma maçã. Também não existe a necessidade de evitar alimentos com determinadas texturas pelo desconforto de ter resíduos grudados entre as peças. Como são removíveis, os alinhadores não impõe nenhuma restrição na alimentação.

10. Permite consultas mais espaçadas

O tratamento com os alinhadores Invisalign permite uma rotina mais tranquila para os pacientes. Cada conjunto de alinhadores é usado por cerca de uma a duas semanas, de acordo com a precrição do ortodontista. Seguindo essa orientação, o paciente só precisa fazer check-ups no consultório a cada seis ou oito semanas, para acompanhamento do progresso.

11. Tratamento sem interrupção

Com o Invisalign, não existem as consultas de emergência comuns durante o uso de aparelhos convencionais. Não há o incoveniente de paralisar o tratamento por conta de braquetes que caem, fios que se soltam ou estruturas metálicas que entortam. Além da vantagem de não precisar fazer consultas frequentes para os ajustes, o tratamento tende a ser mais rápido, por não haver interrupções.

12. Não restringe rotina de esportes e outras atividades

Os alinhadores Invisalign devem ser usados entre 20 e 22 horas por dias para melhores resultados. Mas, além de tirar para a higienização (do “aparelho” e da boca), o paciente pode ficar sem o alinhador durante a prática de esportes e atividades em que o uso pode causar alguma restrição ou desconforto. Isso representa liberdade durante o tratamento.

13. O tratamento é mais preciso

Desde o diagnóstico com o scanner intraoral, o tratamento com o sistema Invisalign é de alta precisão. Os alinhadores personalizados são criados tendo em mente o ajuste perfeito e conforto. O material usado na confecção dos alinhadores é específico para o sistema Invisalign. O ortodontista faz os ajustes necessários para esse encaixe perfeito, de modo que os movimentos previstos no planejamento aconteçam de forma precisa.

14. Os resultados são mais rápidos e satisfatórios

Pela facilidade do uso dos alinhadores pelo tempo recomendado pelo ortodontista e por não haver interrupções para manutenção, os tratamentos com o Invisalign tendem a ser até 50% mais rápidos. A precisão dos movimentos provocados pelos alinhadores no decorrer do tratamento também garante resultados mais satisfatórios, sempre muito próximos ao projetado no início do tratamento.

15. Permite controle de uso em pacientes adolescentes

O tratamento com Invisalign é muito recomendado para adolescentes, por vários motivos. Em primeiro lugar, porque permite a boa escovação e higienização de dentes e da boca. Além disso, é uma opção que evita o inconveniente da manutenção de peças e fios, mais comum entre pacientes jovens. Por fim, a questão estética é bastante atrativa para os adolescentes. Mas, além de tudo isso, os alinhadores Invisalign possuem indicadores que sinalizam o tempo de uso. É uma maneira segura de saber se os filhos estão usando o “aparelho” por tempo suficiente para o sucesso do tratamento.

Quer saber mais sobre o Invisalign? Envie seu comentário ou email para cenpre@cenpreorto.com.br.

=D Dr. Rosalvo Amaral Junior,

Invisalign Doctor Platinum

2 Comentários

  1. Isabel Alves Pereira disse:

    Minha filha não arrancou ps dentes de leite, e agora os dentes edtão amontoados, precisa ser extraídos esses dentes para usar o aparelho, então quero daber se esse aparelho daria certo no caso dela? Obrigada.

    • Roberta Canetti disse:

      Olá, Isabel! Tudo bem? Precisamos agendar uma avaliação para que tenha o diagnóstico correto e também conheça todas as opções de tratamento. Peço a gentileza de entrar em contato pelos telefones (41) 3224-1837 ou (41) 99694-1111. Ficamos aguardando sua ligação! Ótima semana =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *